Basicamente, o termo “endomarketing” se refere ao conjunto de ações que uma empresa desenvolve para engajar o seu público interno – colaboradores e departamentos – e transformá-lo em um aliado do negócio.
Eventos corporativos são um bom exemplo quando pensamos em ações de endomarketing. No entanto, vários cuidados devem ser tomados para que esse tipo de iniciativa seja um verdadeiro sucesso. Confira algumas dicas!
1 – Crie canais de comunicação
Uma boa gestão de endomarketing deve começar com a criação de canais de comunicação que mantenham os colaboradores informados a respeito de tudo o que acontece dentro da empresa. Para tanto, é importante entender os diferentes perfis e descobrir quais são os meios mais eficientes para atingir cada um. Os millennials talvez gostem da ideia de ter um grupo no WhatsApp, por exemplo.
2 – Dê voz aos colaboradores
A melhor forma de manter os colaboradores satisfeitos é descobrir o que eles pensam a respeito da empresa e do trabalho que desempenham. Periodicamente, faça reuniões para estimular a troca de ideias e ouça o que todos têm a dizer com atenção. Às vezes, mudanças pequenas podem impactar de maneira significativa nos resultados da organização.
3 – Premie os colaboradores mais engajados
Colaboradores reconhecidos pela dedicação às suas atividades produzem mais e acabam se transformando em um exemplo para os seus colegas de trabalho. Por isso, considere a possibilidade de premiar aqueles que se destacam por seu empenho. Vale mandar confeccionar uma medalha, oferecer um jantar para duas pessoas ou presentear com um vale compras de uma loja parceira.
4 – Ofereça palestras motivacionais
Ocasionalmente, vale a pena convidar os colaboradores para se desligarem um pouco de suas atividades cotidianas e encontrar inspiração em palestras motivacionais. Eventos desse tipo estimulam os profissionais a refletirem sobre suas atuações, incentivam a integração e fortalecem o sentimento de pertencimento a uma equipe.
5 – Invista em desenvolvimento
Uma empresa que demonstra interesse por novos conhecimentos garante que todos os colaboradores se alinhem à sua cultura e sintam que estão progredindo em suas carreiras profissionais. Cursos, palestras e workshops são apenas algumas das opções de eventos para as organizações que prezam pelo desenvolvimento.
6 – Capriche na escolha do local para os eventos da organização
Seja qual for o tipo de evento promovido por uma empresa, é importante que o profissional responsável por ele se atente aos mínimos detalhes no momento da escolha do local. Localização, infraestrutura e fornecedores de qualidade são quesitos indispensáveis para qualquer organização que queira demonstrar o quanto valoriza os seus colaboradores.
7 – Faça pesquisas de satisfação
Ao adotar iniciativas de endomarketing, é essencial que a empresa pense em mecanismos para mensurar o sucesso de cada ação. E, mais uma vez, o diálogo com os colaboradores se mostra fundamental. Sempre que promover um evento, faça uma pesquisa de satisfação para identificar os principais acertos e erros. Também não deixe de avaliar o clima geral.
Para você, qual é a importância das ações de endomarketing para uma empresa? Deixe a sua opinião nos comentários!