buffet de formatura

Elaborar o cardápio de uma festa é uma missão mais difícil do que parece à primeira vista! Afinal, é preciso conciliar a proposta do evento, os gostos de quem o promove e as opções mais populares.

Um bom exemplo disso são as festas de formatura, que costumam reunir pessoas com perfis bem diferentes. Nesses casos, a melhor saída é apelar para os pratos tradicionais.

Vai se formar em breve e ainda não sabe o que incluir no cardápio da sua festa? Confira as nossas sugestões de pratos que não podem faltar em um buffet de formatura.

Canapés fazem parte de um buffet de formatura

Antes do início da refeição principal, é interessante servir petiscos frios e quentes para os convidados. Assim, você não corre o risco de que alguém se sinta desconfortável ou irritado com a demora.

Os canapés podem variar de acordo com o tamanho e a proposta da festa, mas entre as opções mais populares para um buffet de formatura podemos citar pães, torradas, queijos, embutidos e patês.

Massa

O universo dos carboidratos é vasto, mas poucas opções são mais populares que as massas! Basta escolher o seu tipo favorito (spaghetti, penne ou fusili, por exemplo) e deliciar os convidados.

Para deixar o buffet de formatura mais diversificado, você pode oferecer algumas opções de molho para acompanhar a massa. Acredite: é muito difícil errar com bolonhesa, carbonara e pesto!

Risoto

Durante a elaboração do buffet de formatura, você precisa escolher, pelo menos, duas opções de carboidratos para aumentar as chances de ter sucesso com os convidados.

Em vez de ficar com a simplicidade do arroz cozido ou da batata assada, que tal apostar em um delicioso risoto? Para deixar o prato bem elegante, incremente com camarão, funghi ou carne suína.

Filé mignon

O filé mignon é um corte muito macio e pouco gorduroso. Por conta dessas características, faz muito sucesso entre os brasileiros e é a melhor opção de carne bovina para um buffet de formatura.

Um molho madeira bem preparado é capaz de potencializar o sabor da carne. Essa experiência ficará ainda mais interessante se a carta de bebidas contar com algum tipo de vinho tinto, como merlot ou cabernet sauvignon.

Salmão

Também é preciso oferecer, pelo menos, duas opções de proteínas para agradar os convidados. Como o filé mignon é o verdadeiro curinga do buffet de formatura, a escolha da outra carne pode ser um pouco mais ousada.

O que você acha da ideia de incluir frutos do mar no seu cardápio? Muitas pessoas têm resistência a eles, mas é inegável que peixes, como o salmão, são capazes de deixar qualquer menu mais sofisticado.

Saladas

As saladas são importantes fontes de fibras, refrescam nos dias mais quentes e deixam a apresentação do buffet formatura mais bonita. Por isso, não podem faltar no seu de jeito nenhum!

Na medida do possível, ofereça uma grande variedade de legumes, verduras e até mesmo de frutas. Aquela maionese caprichada dos almoços de família também não pode faltar.

Sobremesas

Para fechar o seu buffet de formatura em grande estilo, é preciso pensar em sobremesas que encantem os seus convidados. Docinhos tradicionais e gourmets são boas pedidas para uma festa simples!

Também é possível pensar em opções um mais elaboradas para festas maiores, como brownies, tortas, macarons, cupcakes e bolos de pote. Para completar, ofereça um bom café.

Vale lembrar que o buffet contratado precisa ter uma cozinha equipada à disposição. Por isso, é importante fazer a sua festa de formatura em um local com boa infraestrutura, como as casas da ALL Espaços.

Você tem outras dicas de pratos que agradam todos os convidados e devem ser incluídos em um buffet de formatura? Compartilhe-as com a gente nos comentários!