Muitas turmas decidem que terão uma grande festa de formatura no primeiro ano da graduação, o que é ótimo, já que ainda há um bom tempo pela frente para que tudo possa ser decidido com calma.
No entanto, com o passar dos semestres, as expectativas aumentam para uns e a falta de organização pesa para outros. Em vários casos, essa combinação gera atritos e acaba prejudicando a organização do evento.
Por isso, a melhor alternativa para turmas que querem comemorar a conclusão do ensino superior com toda a magia que esse momento inspira é formar uma comissão de formatura logo nos primeiros semestres do curso. É esse pequeno grupo que deve arrecadar fundos e cuidar dos preparativos – mas sempre ouvindo as opiniões de seus colegas para que a experiência seja incrível para todos os envolvidos, é claro.
Sua turma está montando uma comissão de formatura? Ainda que não exista um número máximo ou mínimo de participantes para que os preparativos transcorram sem grandes problemas, é interessante que os membros da equipe assumam alguns cargos. Descubra quais são eles, veja se algum combina com você e não deixe de indicar colegas que tenham o perfil adequado para integrar o grupo!
1 – Presidente
É o grande responsável pela formatura. O presidente busca pelos melhores fornecedores, entra em contato com eles e fecha todos os contratos necessários para o evento. Também convoca reuniões, comunica decisões da comissão para a turma e resolve eventuais conflitos. Por centralizar tantas funções essenciais para a realização da festa, precisa ser uma pessoa confiável, decidida e comunicativa.
2 – Vice-presidente
O vice-presidente é o principal suporte do presidente durante a execução de suas atividades. Caso seja necessário, o vice representa ou substitui o presidente, assumindo suas funções. Ele também precisa trabalhar diretamente com o secretário e, eventualmente, auxiliá-lo em suas tarefas. Além de responsável, o vice-presidente precisa ser dedicado e cooperativo para perceber quando precisam dele.
3 – Secretário
O secretário é o responsável pela organização da comissão de formatura. Ele registra as decisões tomadas durante as reuniões, de modo a criar provas de que todos os aspectos do evento foram devidamente discutidos. Também cobra mensalidades dos formandos e acerta os pagamentos com os fornecedores. Precisa ser disciplinado para fazer uma boa gestão de documentos e manter a agenda de compromissos atualizada.
4 – Tesoureiro
Encarrega-se do controle do orçamento disponível para a formatura. Com a ajuda do secretário, o tesoureiro cobra a mensalidade dos formandos e faz o pagamento dos fornecedores. Também elabora demonstrativos de controle das finanças, dizendo como o dinheiro foi ou deve ser utilizado. Caso seja necessário, negocia ou cobra dívidas. Precisa ser uma pessoa responsável, organizada e, principalmente, realista.
5 – Promotor de eventos
É o responsável por pensar em estratégias para que a comissão de formatura consiga arrecadar mais dinheiro. Geralmente, organiza eventos, busca patrocínios e promove ações como rifas. Precisa trabalhar em sintonia com todos os outros integrantes da equipe para não perder tempo com ideias sem viabilidade. Além de criativo, um promotor de eventos precisa ser competente e comunicativo.
Você tem interesse em fazer parte da comissão de formatura da sua turma? Qual desses cargos mais combina com o seu perfil? Conte para a gente!