como conseguir patrocinadores

Todo evento de sucesso conta com boa estrutura, programação e divulgação. No entanto, tirar uma ação dessas do papel exige muito trabalho e, às vezes, alguma ajuda.

Um dos principais obstáculos que os organizadores enfrentam é o orçamento apertado ou insuficiente. Por isso, saber como conseguir patrocinadores para eventos corporativos é fundamental.

Afinal, como conseguir patrocinadores para eventos corporativos?

Foque nos patrocinadores ideais

Evite o ímpeto de correr atrás de qualquer tipo de patrocínio para o seu evento! A falta de cuidado nesse sentido pode gerar graves problemas de credibilidade – tanto para a sua empresa quanto para a do patrocinador.

O ideal é buscar organizações que se identifiquem com o tema do seu evento e sejam respeitadas em seu mercado de atuação. Nada a ver promover um evento sobre sustentabilidade com a ajuda uma empresa que agride a natureza, certo?

Elabore um orçamento do evento

Também é preciso saber exatamente quanto você precisa antes de pedir ajuda. Portanto, crie um orçamento detalhado com todos os elementos que não podem faltar para que seu evento corporativo alcance os resultados desejados.

Para que o patrocinador em potencial não fique assustado com os valores totais, considere a possibilidade de elaborar cotas de patrocínio para mostrar que ele pode ajudar com o que puder.

Pense em formas de divulgar o patrocinador

Qualquer bom relacionamento tem a reciprocidade como uma de suas bases. Com o patrocinador não é diferente: você precisa mostrar que é capaz de oferecer uma série de vantagens a ele por meio da divulgação no seu evento.

Algumas formas comuns de divulgar os patrocinadores de um evento são estampar o apoio nos materiais promocionais, ceder espaços para estandes e distribuir itens para os participantes.

Saiba como abordar os possíveis patrocinadores

Abordar patrocinadores em potencial parece com uma entrevista de emprego. Antes de sair de casa, é interessante fazer uma pesquisa prévia para saber mais sobre eles, como histórico, posicionamento de mercado e público-alvo.

A abordagem, propriamente dita, também exigirá alguns cuidados básicos. Evite parecer agressivo nos contatos, demonstre a importância dessa parceria para a sua empresa e revele os benefícios para o possível patrocinador.

Capriche na proposta de patrocínio

Outro elemento importante para convencer um patrocinador é a proposta. Basicamente, esse documento precisa reunir dados essenciais do seu evento, como temática, objetivos, público-alvo, custos e retornos.

Todas essas informações precisam ser apresentadas de forma interessante, transparente e, se possível, personalizada. A ideia é mostrar como a sua ação pode gerar valor para o patrocinador em potencial de maneira objetiva.

Invista em bons relacionamentos

Como conseguir patrocinadores para eventos corporativos não é uma tarefa tão simples, investir no relacionamento com as empresas que concordam em apoiar o seu evento corporativo é extremamente importante.

Durante todo o processo, deixe claras quais são as suas intenções, tire dúvidas que possam surgir e relate eventuais problemas. Após a ação, busque manter contato para apresentar os resultados e, quem sabe, fechar novas parcerias.

E então, tirou suas dúvidas sobre como conseguir patrocinadores para eventos corporativos? Então, aproveite para acessar o site da ALL Espaços e descobrir como podemos contribuir para o sucesso da sua próxima ação!