casamento shabby chic

Sem dúvidas, o casamento shabby chic é uma das grandes tendências de 2017!

No entanto, como guarda semelhanças com outros estilos decorativos, ele tende a gerar dúvidas entre noivas que querem fugir do tradicional.

Literalmente, shabby chic significa “chique esfarrapado”. O estilo se inspira na simplicidade da vida no campo em países como Inglaterra e França para dar origem a uma decoração para lá de fofa.

Por conta disso, ele é muito confundido com estilos como provençal ou rústico. A grande diferença é que as peças perfeitas para um casamento shabby chic precisam ter um ar desgastado – não apenas antigo ou grosseiro.

Confira algumas dicas para usar esse estilo com sucesso no nosso post de hoje.

Escolha um local adequado para o casamento shabby chic

Uma das primeiras grandes escolhas que os noivos precisam fazer durante organização de um casamento é o local onde acontecerão a festa e a cerimônia. Se quiserem aderir ao shabby chic, a tarefa pode ser ainda mais difícil!

Em geral, quem aposta nesse estilo realiza o evento ao ar livre, o que exige um bom planejamento para evitar imprevistos. Também é possível fazer o casamento em um espaço fechado que demonstre ser facilmente adaptável.

Capriche na escolha da paleta de cores

Uma das principais características do estilo shabby chic é a sua capacidade de transmitir delicadeza e romantismo. Para tanto, é essencial que você capriche na hora de escolher a paleta de cores.

Como base, é possível usar o branco ou o bege. Tons pastel – como rosa, azul, verde, amarelo e roxo – também são muito bem-vindos. Outra alternativa é apostar em cores da moda, como azul Tiffany, azul quartz e rosa serenity.

Invista em um bom mobiliário

A escolha dos móveis certos é fundamental para dar um ar shabby chic à decoração do seu casamento. Você pode usar peças antigas, provençais e rústicas, desde que elas aparentem ter sofrido com a ação do tempo.

Uma ideia bacana é reaproveitar móveis antigos que circulam nas famílias. Afinal, quase todas as avós tiveram aquela famosa mesa para acomodar as máquinas de costura da Singer, não é mesmo?

Abuse das flores na decoração

Flores são, praticamente, onipresentes quando o assunto é decoração de casamento! Nesse caso, é possível mesclar as espécies mais nobres com variedades da estação, suculentas e folhagens.

As flores também podem servir como inspiração para a escolha de estampas. Louças, toalhas e estofados floridos são altamente recomendáveis em decorações que sigam o estilo shabby chic.

Aproveite objetos antigos

Talvez, esse seja o aspecto mais encantador de um casamento shabby chic! Esse estilo inspira o uso de objetos com ares de antiguidade, como gaiolas, vasos, letreiros de madeira, candelabros e vitrolas.

Para deixar a decoração ainda mais especial, é possível recorrer a itens que tenham importância emocional para a família, como máquinas de escrever, livros, porta-retratos, malas de viagem e porcelanas em geral.

Gostou de saber mais sobre o casamento shabby chic? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e conhecer os nossos espaços para eventos!