monograma para casamento

O casamento representa algo muito especial: a criação de uma nova família.

Com criatividade, muitos noivos reforçam essa ideia em pequenos detalhes do grande dia, como convites, objetos decorativos e os tradicionais bem-casados. Nesse sentido, um dos maiores símbolos da nova jornada que está prestes a começar para os dois é o monograma.

Saiba mais sobre o monograma para casamento e descubra como aplicá-lo!

Afinal, o que é um monograma para casamento?

Basicamente, o monograma é o fruto da união de letras e outros elementos gráficos que formam um símbolo. Em casamentos, ele costuma ser criado com as iniciais dos noivos, o sobrenome que ambos pretendem adotar ou mesmo com os nomes dos dois. A ideia é dar uma identidade visual para o evento, deixando-o harmônico, familiar e exclusivo.

Quais são os seus principais elementos?

Fonte

Escolher uma fonte para um monograma pode ser tarefa difícil, já que existem muitas opções maravilhosas disponíveis gratuitamente na internet! Outro aspecto que pode complicar é a legibilidade: se a intenção for criar um símbolo com palavras completas (como nomes ou sobrenomes), é interessante evitar tipografias muito rebuscadas para não comprometer a leitura.

Moldura

A moldura é o elemento gráfico que dá personalidade a um monograma para casamento. Para acertar na composição, é preciso ter as proporções e o estilo do evento bem definidos. Um símbolo moderno não tem nada a ver com uma decoração rústica, não é mesmo? Atualmente, os mais usados são os arabescos, pontilhados e geométricos.

Onde aplicar?

Na hora de aplicar o monograma, a criatividade e o bom senso ditam as regras! Em casamentos, é muito comum encontrá-los em convites, menus, guardanapos, topo de bolo, pista de dança, kit toalete, almofadas, lembrancinhas e cartões de agradecimento. Procure distribuir bem o seu pelo espaço da festa para não deixar a decoração monótona ou cansativa, certo?

Como fazer?

A forma mais segura de desenvolver um belo monograma é contratar os serviços de um designer gráfico. Esse profissional tem todos os conhecimentos necessários para transformar as suas ideias em realidade e garantir que a peça gráfica criada esteja de acordo com o estilo do seu casamento. Fora que o risco de chegar a um resultado esteticamente duvidoso diminui bastante!

Noivos que têm um orçamento mais apertado ou valorizam a praticidade podem contar com a ajuda de algumas ferramentas online para criar seus monogramas. Dois bons exemplos de sites que oferecem a customização desse tipo de peça são o Wedding Chicks e o DesignMantic, mas você pode encontrar muitos outros por meio de uma pesquisa rápida no Google.

Por fim, quem deseja economizar na produção de um monograma, sem abrir mão da exclusividade, pode criar o seu próprio símbolo em softwares de edição de imagens. Para tanto, é preciso buscar fontes e molduras bonitas na internet. Um bom site para começar as suas pesquisas é o FontSpace, que reúne esses e outros tipos de materiais.

Gostou de saber mais sobre o monograma para casamento? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e conferir outras dicas bacanas sobre organização de eventos diretamente na sua linha do tempo!