Um grande palestrante é capaz de dar personalidade a qualquer evento e preparar o público para encarar o que vem pela frente com muito mais interesse.
Portanto, vale a pena se dedicar à busca desse profissional!
Confira algumas dicas essenciais para contratar palestrantes qualificados para o próximo evento da sua empresa e atingir as metas estabelecidas durante o processo de planejamento.
Defina o que você precisa para o seu evento
Cada evento empresarial tem suas características e seus objetivos particulares. Você precisa ter isso em mente antes de contratar palestrantes para a próxima ação da organização em que trabalha!
Por exemplo, um encontro com o objetivo de potencializar o desempenho de um setor específico da empresa pode contar com a palestra de um especialista na área, de modo que sejam discutidos assuntos técnicos.
Tenha expectativas realistas
Lembre-se de que uma simples palestra de uma hora não pode gerar os mesmos resultados para a empresa que um curso de pós-graduação ou um programa de treinamento, por exemplo.
Palestras servem para despertar o interesse por determinada temática ou concluir outras ações que a empresa tenha desenvolvido recentemente. Aceite essas características para tirar o máximo de proveito da experiência.
Analise os currículos dos profissionais
Você já deve ter se deparado com o termo “empreendedor de palco”, certo? Trata-se de um jeito irônico de se referir a pessoas que ganham a vida ensinando outras como ter sucesso nos negócios sem ter experiência no assunto.
Apesar de serem carismáticas e arrastarem multidões, evite contratar pessoas com perfil de empreendedoras de palco para os eventos da sua empresa. Priorize profissionais que tenham experiências relevantes para compartilhar.
Descubra a experiência do profissional com palestras
Por outro lado, também é preciso tomar cuidado com profissionais experientes em suas áreas que decidiram se aventurar no ramo das palestras sem se preparar adequadamente para desenvolver esse trabalho.
Palestrantes que sentem dificuldades para falar em público, parecem incapazes de encadear ideias de forma coerente ou transmitem antipatia podem acabar comprometendo o seu evento.
Entenda o perfil dos palestrantes
Antes de contratar palestrantes para o evento que a sua empresa organiza, descubra se a maneira como eles abordam os assuntos tem a ver com os valores da companhia e o perfil dos participantes.
Por exemplo, se a ideia for promover uma palestra motivacional para os colaboradores da empresa na festa de fim de ano, é interessante contratar um profissional que consiga se expressar de um jeito simpático.
Assista a apresentações anteriores
Seguindo as dicas anteriores, você terá algumas opções de profissionais para o evento da sua empresa, por isso, para descobrir qual delas é a melhor, procure assistir palestras que eles já deram.
Não é nada difícil encontrar vídeos de profissionais reconhecidos no YouTube e em sites de empresas para as quais eles já prestaram seus serviços. Acessar as redes sociais deles para ver os feedbacks também é interessante.
Não se limite ao preço para contratar palestrantes
Eis um erro muito comum das empresas na hora de contratar palestrantes! Infelizmente, várias organizações usam o preço cobrado pelos profissionais como o único critério de escolha para os seus eventos.
Um palestrante barato pode sair caro se não trouxer os resultados esperados para a organização, concorda? Por isso, é preciso pensar em como o profissional pode agregar ao evento antes de fazer a contratação.
Gostou dessas dicas para contratar palestrantes com mais segurança? Então, deixe um comentário e conte para a gente quais são os critérios que você adota quando precisa chamar profissionais para o seu evento.