convite de formatura

O convite de formatura é uma forma de dividir com a família e os amigos que o momento pelo qual você tanto se esforçou nos últimos anos está chegando. Também é uma espécie de lembrancinha que as pessoas costumam guardar por toda a vida e, por isso, precisa ser bem elaborado.

Confira as nossas dicas para acertar na hora de criar o convite de formatura.

Reúna todas as informações necessárias

Provavelmente, você já folheou um convite de formatura. Enquanto fazia isso, talvez tenha pensado na relação entre o número de páginas e a quantidade de informações – que pode parecer um tanto desproporcional, à primeira vista. Porém, a verdade é que essa peça exige uma verdadeira série de dados que precisam ser reunidos ou definidos pela comissão de formatura! São eles:

  • Nome do curso
  • Logo da faculdade
  • Nomes das autoridades
  • Homenagens
  • Juramento
  • Nomes dos formandos
  • Fotos
  • Datas
  • Horários
  • Locais
  • Formas de contato

Escolha o tema do convite de formatura

Definir o visual do convite de formatura é um passo importante e deve ser objeto de discussão em uma assembleia com toda a turma. Dependendo do estilo da festa que a comissão organiza, é possível seguir uma linha tradicional ou descolada. Seja qual for a escolha de vocês, é interessante ter, pelo menos, duas opções bacanas para colocar em votação.

Pense no tom da peça

A linguagem do convite de formatura também precisa estar de acordo com o estilo e as proporções da festa. Se vocês pretendem reunir apenas familiares e amigos próximos em uma comemoração intimista, vale usar um tom mais informal. Caso prefiram oferecer um grandioso baile para todos os conhecidos, é melhor manter um ar solene.

Conte com ajuda especializada

A não ser que a turma esteja prestes a se formar em Design, contar com ajuda especializada é fundamental para não cometer erros com medidas, calibração de cores e materiais. Várias gráficas contam com modelos de convites de formatura prontos para personalizar, o que facilita o trabalho de comissões práticas ou sem muito tempo. Outra alternativa é montar uma peça do zero.

Considere opções diferenciadas

Que tal inovar no seu convite de formatura? Atualmente, muitas turmas apostam em peças online para surpreender seus convidados. Além de mais baratos e sustentáveis do que as opções tradicionais, esses modelos abusam dos recursos audiovisuais que só a internet é capaz de oferecer. Portanto, não deixe de conhecê-los!

Capriche nas mensagens

Nada de usar trechos de A Estrada no seu convite de formatura, combinado? As homenagens precisam carregar a identidade da turma e devem evitar os clichês. Procure por frases bacanas que não foram usadas à exaustão ou peça para que os formandos mais habilidosos com palavras criem mensagens personalizadas para a peça.

Inove nas fotos

Usar fotos dos formandos vestindo beca no convite de formatura é outro grande clichê que pode ser superado com um pouco de criatividade. Que tal fazer uma sessão de fotos divertida em que todos se vestirão de acordo com a profissão escolhida ou o tema selecionado para a festa? Deixem o traje tradicional para os cliques da colação de grau!

Gostou dessas dicas para criar um bom convite de formatura? Então aproveite para compartilhar esse post com seus colegas nas redes sociais!