discurso para colação de grau

O discurso do orador é um dos pontos altos em qualquer colação de grau.

Através das palavras dele, os formandos relembram seus melhores momentos e os convidados conhecem melhor a turma.

No entanto, desenvolver um bom discurso para colação de grau exige mais cuidado por parte do aluno responsável do que pode parecer à primeira vista. Confira algumas dicas que deixam essa missão mais fácil:

Escolha um tema

Defina um tema para desenvolver ao longo do discurso de colação de grau. Assim, você evita construir um texto que parece uma colcha de retalhos ou perder a inspiração por não saber aonde quer chegar.

A dica é escrever sobre um assunto que tenha importância para os formandos. Fale sobre a trajetória acadêmica da turma, a relevância da profissão escolhida para a sociedade ou como vocês pretendem transformá-la.

Defina uma estrutura

Assim como a redação do vestibular ou os textos acadêmicos, o discurso para colação de grau deve seguir aquela estrutura básica que você já conhece: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, agradeça a presença de todos e apresente o tema do discurso; no desenvolvimento, exponha as ideias mais importantes do seu texto e ilustre com exemplos; na conclusão, proponha uma reflexão e faça agradecimentos.

Dê um toque pessoal

Nada de escrever de forma genérica ou apelar para clichês durante a elaboração do seu discurso de colação de grau! Dar um toque pessoal é essencial para que a turma seja representada e o público mantenha o interesse.

Procure lembrar de histórias que marcaram a trajetória acadêmica da turma, empregue frases que os seus colegas costumam usar e tente provocar diferentes tipos de emoções nos seus ouvintes.

Repasse o discurso para colação de grau em voz alta

Quando estiver satisfeito com o seu discurso de colação de grau, procure lê-lo em voz alta para verificar se ele flui bem e escolher a entonação de cada frase. Faça ajustes que facilitem a leitura.

Depois, procure treinar bastante em frente ao espelho e ler para outras pessoas. Tudo isso dará a confiança necessária para que você apresente o texto com muito mais desenvoltura!

Cuide da sua voz

Tomar cuidado com a sua voz é tão importante quanto elaborar um discurso de colação de grau criativo e treinar para que cada palavra cause exatamente o efeito que você deseja!

No período que antecede a formatura, procure dormir bem, mantenha uma alimentação saudável, beba grandes quantidades de água, pratique exercícios físicos e evite temperaturas muito baixas.

Administre a ansiedade

Mesmo com boas semanas de preparo, o nervosismo pode ser inevitável diante da emoção da formatura, das expectativas dos colegas e do tamanho da plateia que escutará o discurso para colação de grau!

Cada pessoa tem uma maneira particular de lidar com a ansiedade, então apele para o que você sabe que funciona no seu caso: controlar a respiração, repassar o texto ou buscar distrações simples são apenas alguns exemplos.

Não se deixe levar pelos erros

Um erro muito comum entre os iniciantes na arte da oratória é se preocupar com os erros cometidos ao longo do discurso e acabar comprometendo o restante da exposição.

Caso você perceba que cometeu algum erro, peça desculpas e siga em frente. Nada de se deixar levar por um pequeno deslize ou parar no meio da leitura, combinado? Ninguém julgará você!

Agora, você já sabe como preparar um discurso para colação de grau! Aproveite para compartilhar esse post no grupo da sua turma e se candidatar para a vaga de orador.