Apesar de divertida, a busca por fornecedores para uma festa de formatura pode ser realmente desafiadora. Afinal, são muitos aspectos a serem levados em consideração e muitas expectativas a serem atendidas, não é mesmo?

Para ajudar você a encarar essa missão com confiança, reunimos algumas dicas essenciais. Confira!

Antecipe-se na organização da formatura

Profissionais badalados costumam ter suas agendas cheias. Por isso, é de extrema importância que a comissão de formatura comece a se movimentar assim que estiver formada. Com uma pouco de antecipação, também é possível analisar o trabalho dos fornecedores com calma, discutir com a turma e resolver contratempos que possam surgir.

Peça indicações de fornecedores

Com certeza, você tem um parente ou amigo um pouco mais velho que já se formou e pode indicar alguns fornecedores. Tire um tempo para conversar com ele e descobrir como foi a experiência. Se você não conseguir os contatos dos seus sonhos, pelo menos vai ter uma ideia muito melhor do que deseja e de quais profissionais devem ser evitados nessa busca.

Conheça os trabalhos realizado pelos profissionais 

Conseguiu a indicação de um fornecedor que parece bacana? Então, chegou a hora de conhecer o trabalho dele em detalhes! Busque pelo site da empresa ou do profissional e verifique se há um portfólio com trabalhados realizados anteriormente. Também é importante entrar em contato para pedir amostras dos produtos ou serviços.

Peça mais de um orçamento

Ainda que pareça tentadora a ideia de fechar um negócio de primeira, convém ter um pouco de calma e fazer mais de um orçamento para cada produto ou serviço de formatura. Monte uma boa seleção de fornecedores, apresente para a sua turma e convide-a a analisar quais são as vantagens de cada profissional. Em caso de impasses, sejam realistas quanto às suas necessidades.

Seja claro com o que você deseja na formatura

Por melhores que sejam em suas áreas, fornecedores não conseguem adivinhar o que os seus clientes desejam para a formatura e nem trabalhar sem orientações concretas. Portanto, seja claro a respeito do que a sua turma deseja, leve fotos de inspiração e descubra a viabilidade dos seus planos. Uma boa comunicação durante o planejamento pode evitar muitas frustrações no dia da festa.

Entenda os serviços que serão prestados no dia da formatura

Chegou o momento de assinar um contrato? Ótimo! Mas antes de fechar o negócio com um fornecedor da formatura, é importante ler tudo e se atentar para o serviço que será prestado em seus mínimos detalhes. Cheque horários, veja tudo o que está incluso, confirme valores, verifique formas de pagamento e veja se há penalidades para as partes envolvidas em caso de algum descumprimento das cláusulas.

Leve sempre o gosto da turma em consideração

Às vezes, contratamos profissionais para a formatura apenas por conta dos preços baixos que oferecem ou simplesmente pelo status que possuem. Nos dois casos, é provável que sua turma não tenha exatamente o que quer e acabe saindo frustrada da festa. Tenha em mente que um bom fornecedor é aquele que cumpre o que promete, entrega o serviço mais completo possível e realiza os seus desejos.

Você tem alguma outra dica que considera importante na busca por um fornecedor para uma festa de formatura? Deixe o seu comentário!