Você só consegue ter uma boa noção do tamanho do universo dos casamentos quando começa a organizar o seu, não é mesmo? E, durante esse processo, acaba se surpreendendo com valores e buscando alternativas.

Sem dúvidas, ser realista em relação ao orçamento disponível é fundamental. No entanto, é preciso ter consciência sobre os pontos nos quais realmente vale a pena economizar para não ter problemas sérios depois.

Não são raros os casos de noivos que ficaram na mão porque os fornecedores do casamento acabaram dando para trás, por exemplo. Se isso acontecer com você, saiba como lidar com a situação.

Avalie a extensão do problema

Durante a organização de um casamento, cada novo obstáculo que surge no caminho parece intransponível. Tenha em mente que é preciso respirar fundo para descobrir qual é o verdadeiro tamanho do problema.

Claro que é desagradável quando algum dos fornecedores do casamento resolve dar para trás faltando poucos meses ou semanas para o evento. Porém, é perfeitamente possível lidar com essa situação. Não se deixe abater!

Conte com a ajuda do cerimonialista

O cerimonialista é o profissional capacitado para lidar com todos os aspectos de um evento – inclusive com eventuais fornecedores do casamento que deixam clientes na mão. Se você contratou um, conte com a experiência dele para resolver o problema.

Muitas festas passam por problemas sérios dos quais os noivos só se dão conta algum tempo depois. Isso é obra do cerimonialista, que se desdobra para fazer o melhor com os recursos disponíveis.

Acione seu plano B

Se algum dos fornecedores de casamento der para trás, você pode acionar seu plano B. Nesse caso, é importante que ele seja suficientemente abrangente para suprir a ausência do produto ou serviço em questão.

Por exemplo: se você resolver fazer uma festa ao ar livre, o fornecedor dos toldos não aparecer e começar a chover, seu plano B pode ser mover o evento para um local coberto fornecido pelo espaço escolhido.

Seja razoável

Como comentamos antes, vários problemas acontecem durante um casamento e quase sempre os noivos nem ficam sabendo deles no grande dia. Contudo, não são todos os detalhes que conseguem passar despercebidos!

Aqui, é preciso apelar para a razão. Se o problema em questão não comprometer o bom andamento da festa, é melhor deixar para lá e continuar aproveitando. Não deixe que ele estrague esse momento tão especial.

Faça valer o contrato dos fornecedores do casamento

Um dos grandes sinais de credibilidade dos fornecedores do casamento é a disponibilização de um contrato de prestação de serviços. Antes da assinatura, não deixe de estudar as cláusulas relativas ao cancelamento e não cumprimento.

O contrato liga duas partes e tem a força da lei. Em caso de prejuízos, você pode recorrer ao Poder Judiciário não apenas para receber de volta o que gastou (dano material), mas a indenização pela falta do serviço (dano moral).

Nessa situação, é importante manter a calma e não encarar o problema só. Peça a ajuda das pessoas mais próximas e deixe algumas tarefas com elas. Assim, será possível se concentrar nas soluções.

Gostou dessas dicas para lidar com fornecedores do casamento que não cumprem com o prometido? Então, aproveite para compartilhar esse post com os seus amigos nas redes sociais!