O trabalho de um organizador de casamentos exige uma boa dose de sensibilidade para que tudo saia conforme o planejado e os noivos se lembrem com saudades desse momento tão especial pelo resto de suas vidas.

Mas, para que a data seja relembrada em todo o seu esplendor, é essencial que o organizador encontre um bom fotógrafo de casamento. No post de hoje, saiba o que é preciso levar em consideração na hora da escolha desse profissional!

Como escolher um fotógrafo de casamento?

A proposta do fotógrafo

Basicamente, existem dois tipos de fotografias possíveis em uma festa de casamento: as posadas e as espontâneas. Se você analisar portfólios de vários profissionais, vai perceber que a maioria costuma preferir uma das duas vertentes, e, a não ser que os noivos tenham uma preferência, é interessante contratar um fotógrafo de casamento que seja bom em ambas. Também vale a pena avaliar se as fotos têm uma pegada artística ou se são mais “cruas”.

Quais são os equipamentos de um bom fotógrafo de casamento?

O fotógrafo de casamento precisa contar com todos os equipamentos necessários (câmeras, lentes e luzes) para fazer o melhor trabalho possível na hora e no local escolhidos para a festa que você está organizando. Por isso, vale a pena questionar os profissionais a respeito desse assunto. Também é interessante conversar com outras pessoas e buscar aprender um pouco mais sobre equipamentos fotográficos.

Seu planejamento

A partir de uma boa conversa com os noivos, uma análise cuidadosa do local escolhido para a festa e uma conferida no seu planejamento, é possível definir o estilo das fotos e os lugares onde elas deverão ser clicadas. Com essas informações, fica muito mais fácil encontrar um profissional com um portfólio que tenha a ver com a proposta do casamento e que vai saber traduzir os desejos do casal em forma de belas imagens.

O contrato

Durante a organização de um casamento, firmar contratos é essencial para que tudo corra conforme o planejado quando o grande dia chegar.

No caso do contrato do fotógrafo de casamento, é importante especificar: nome do profissional, locais, datas e horários, tempo de duração do serviço, equipamentos que serão utilizados, valores, quantidade de fotos, tratamento de imagens e se inclui álbum e prazo de entrega.

Tratamento de imagens

A qualidade do trabalho de pós-produção de um fotógrafo de casamento deve ser tão boa quanto a sua habilidade de captar imagens. Questione se os contratos do profissional costumam incluir tratamento de imagens e peça para ver uma quantidade razoável de amostras. Também pergunte se ele costuma fotografar em RAW ou JPEG. Imagens em RAW não passam por compressões e oferecem um resultado muito melhor depois de tratadas.

O que você costuma observar ao contratar fotógrafos de casamento para as festas que organiza? Conte para a gente nos comentários!