feiras de negócios

Sem dúvidas, as feiras de negócios são excelentes ações de marketing para as empresas envolvidas.

É que esses eventos costumam atrair um público segmentado e, consequentemente, gerar leads.

No entanto, quem organiza uma feira de negócios tem muito trabalho pela frente! Se você é uma dessas pessoas, veja algumas dicas rápidas que podem ajudar a garantir o sucesso do seu evento.

Guia básico de organização de feiras de negócios

Defina um objetivo

Feiras de negócios servem para movimentar diferentes setores, educar determinados públicos ou, o que é mais comum, gerar vendas para as diversas empresas envolvidas nessas ações.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, é importante tê-lo em mente antes, durante e depois do evento para tomar decisões que contribuam de maneira positiva para o alcance dele.

Elabore um projeto

Feiras de negócio de sucesso são frutos de uma boa dose de planejamento! Para começar o seu, defina um orçamento de acordo com a realidade da empresa e analise se existem alternativas para a captação de recursos.

Também é interessante criar um cronograma com tudo que precisa ser feito para o evento dar certo, listar os profissionais que serão necessários e pensar em medidas para contornar eventuais problemas.

Procure o espaço adequado

Geralmente, feiras de negócios são eventos que recebem muitas pessoas. Portanto, é preciso realizá-las em locais onde os profissionais consigam realizar suas atividades e os visitantes possam transitar sem problemas.

Florianópolis e Balneário Camboriú são exemplos de cidades que contam com lugares ideais para ações desse tipo. É que elas abrigam as casas da ALL Espaços, que oferecem a estrutura necessária para as empresas contratantes.

Capriche nos serviços de apoio

Embora os expositores sejam as principais atrações em qualquer feira de negócios – inclusive, falaremos sobre eles a seguir –, é preciso contratar alguns profissionais que garantam o bom andamento do evento.

Recepcionistas, copeiros, garçons, faxineiros e seguranças são alguns deles. Peça prçindicações de empresas que ofereçam esses serviços, faça pesquisas para conhecer a reputação delas e peça orçamentos para as suas favoritas.

Atraia os melhores expositores

Como mencionamos logo acima, são os expositores que fazem das feiras de negócios sucessos ou fracassos. Basicamente, isso significa que você deve contar com empresas que tenham a ver com a sua e os objetivos do evento.

Não se esqueça que é preciso elaborar um manual do expositor para que os responsáveis pelos estandes dessas empresas conheçam seus direitos e deveres em relação ao evento.

Invista em comunicação

Uma boa estratégia de comunicação é fundamental para que as feiras de negócios atraiam os públicos-alvo desejados e rendam bons frutos para as empresas envolvidas!

Aliás, é o público-alvo quem determina os caminhos das ações de comunicação. Pessoas mais novas são impactadas por estratégias on-line (mas são seletivas) e pessoas mais velhas usam os meios off-line (mas não se limitam a eles).

Se você gostou das nossas dicas, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como podemos ajudar na organização de feiras de negócios melhores!