Um dos maiores desafios de organizar um evento é determinar o seu valor.
Afinal, será que o público-alvo percebe a qualidade da ação e está disposto a pagar por ela? Essa é uma dúvida que assombra muitos planejadores!
Quem deseja ter sucesso nessa empreitada, precisa tomar diversas medidas. Confira algumas das nossas dicas para acertar na hora de precificar o seu próximo evento.
Descubra como fazer precificação de eventos
Faça uma pesquisa de mercado
A definição do valor do ingresso para o seu evento não pode ser aleatória! Portanto, invista em uma boa pesquisa de mercado para conhecer melhor o público que você deseja atrair.
Entenda quais são os principais hábitos dessas pessoas, descubra quais são os eventos favoritos delas e investigue os seus principais concorrentes locais. Assim, será possível chegar a um valor efetivo.
Calcule os gastos com o evento
Todo evento de sucesso começa com a criação de uma planilha bem detalhada. Use essa ferramenta para anotar absolutamente todas as despesas ligadas à ação, da pré à pós-produção.
Importante: o valor total necessário para a realização de um evento também precisa ser considerado na hora da definição dos preços de seus ingressos. Você não quer ter prejuízos, certo?
Considere o valor percebido
Durante a busca por fornecedores, procure ter em mente que é preciso saber diferenciar os tipos de valores – de mercado e agregado – para acertar na precificação de evento.
Sem dúvidas, as pessoas não se importam em pagar um pouco mais por qualidade, criatividade e exclusividade. Contudo, fugir da média de eventos semelhantes ao seu pode ser perigoso.
Defina uma margem de lucro
Esse é o outro aspecto que não pode ser definido sem um bom embasamento! O cálculo da margem de lucro de um evento depende dos seus objetivos ao promover a ação e precisa ser realista.
Muitos eventos corporativos têm objetivos imateriais – como educação, valorização ou fidelização – e, por isso, só precisam cobrir as próprias despesas. Se você visa ao lucro, isso deve influenciar na sua precificação de evento.
Trabalhe com uma sequência de lotes
A precificação de um evento também envolve pensar nas formas de pagamento. Criar uma sequência de lotes pode ser uma ótima estratégia para ter uma noção mais concreta da demanda do público, por exemplo.
Oferecer ingressos mais baratos no começo ajuda a criar um sentimento de urgência no público, que pode ajudar a manter as finanças do evento em dia. Só não esqueça de aumentar os valores na medida em que a data se aproximar.
Ofereça diversas opções de pagamento
Ofereça o máximo de opções de pagamento que conseguir para o seu público! Além de dinheiro, vale a pena considerar possibilidades, como cartão de crédito – com a possibilidade de parcelamento – e boleto bancário.
Como algumas dessas formas podem cobrar juros e/ou taxas, é preciso estudá-las com cuidado para saber quais são as mais adequadas para a sua situação. Elas também podem ser adicionadas nos valores dos ingressos.
Essas dicas ajudarão você a acertar na próxima precificação de evento? Então, aproveite para compartilhar o nosso post com as pessoas que trabalham com você e até a próxima.