Eventos costumam reunir um grande número de pessoas e, por isso, precisam de um bom planejamento para que todos possam aproveitar tudo o que será oferecido com o máximo de segurança.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que ajudam a garantir a segurança de um evento. Se o seu objetivo for proporcionar a melhor experiência possível aos seus convidados, siga todas elas!

1 – Seja criterioso na escolha do local

Antes de definir um local para o seu evento, verifique se a sua opção favorita cumpre todas as exigências de segurança. Confirme se a documentação do espaço está em dia, procure por certificações da prefeitura e dos bombeiros nas paredes e localize as saídas de emergência. Também não se esqueça de inspecionar os extintores de incêndio espalhados pelo prédio.

2 – Providencie as autorizações

Alguns eventos necessitam da autorização da prefeitura da cidade onde vão acontecer. As regras são bem semelhantes em todo o Brasil, mas é interessante entrar em contato com o órgão fiscalizador do município e se informar. Geralmente, é necessário apresentar documentos que comprovem desde os procedimentos de segurança até o modo como a limpeza será realizada.

3 – Tenha planos de contingência e abandono

Para garantir a segurança no decorrer do evento, desenvolva planos de contingência e abandono. O plano de contingência deve prever os procedimentos que serão adotados em caso de incidentes graves, como tumultos e incêndios. Por sua vez, o plano de abandono precisa listar saídas de emergência, localização dos extintores e medidas para a evacuação do local.

4 – Tome cuidado com o deslocamento de equipamentos

Quem já promoveu algum evento, provavelmente lembra como os dias anteriores – às vezes, até as horas! – são marcados por uma grande movimentação de pessoas e equipamentos. Para que ninguém se machuque, é importante estabelecer alguns parâmetros de segurança. Vale pedir para que todos os profissionais envolvidos se vistam de acordo com as suas funções, por exemplo.

5 – Calcule a quantidade de seguranças

O número de seguranças que você deve contratar para o seu evento depende diretamente do tamanho do local escolhido e da quantidade de convidados. Lembre-se de que, quanto maior o público, maiores as proporções de qualquer tipo de problema. Outro fator que pode exigir reforço na contratação desses profissionais é o consumo de bebidas alcoólicas.

6 – Busque referências antes de contratar qualquer profissional

A melhor alternativa para quem quer garantir a segurança de um evento é contratar uma empresa especializada. Como esse mercado é relativamente vasto, peça indicações a pessoas de sua confiança e não deixe de buscar referências antes de fazer a contratação. Atente-se para quesitos como seriedade e a forma como os profissionais lidam com o público.

7 – Cheque a preparação da equipe de segurança

Um bom profissional de segurança não surge da noite para o dia! A formação na área é fundamental e o aprimoramento deve ser constante. Questione de que maneira a equipe da empresa contratada se prepara para o trabalho e confirme se os profissionais escalados para o seu evento possuem um curso de prestação de primeiros socorros.

Agora que você já sabe como garantir a segurança de um evento, conheça os espaços da ALL Espaços!